quinta-feira, 6 de maio de 2010

A vida oculta das árvores

.
Ibrahim Peynirci, Trees. Photography.
.
.

Um renque de árvores lá longe, lá para a encosta.
Mas o que é um renque de árvores? Há árvores apenas.
Renque e o plural árvores não são cousas, são nomes.
Tristes das almas humanas, que põem tudo em ordem,
Que traçam linhas de cousa a cousa,
Que põem letreiros com nomes nas árvores absolutamente
reais,
E desenham paralelos de latitude e longitude
Sobre a própria terra inocente e mais verde e florida do
que isso!
.
.
Alberto Caeiro, "Um renque de árvores lá longe", in O Guardador de Rebanhos
- Poema XLV.
.
.

3 comentários:

R. disse...

A fotografia ilustra e eleva o que deveria ser o repeito e a veneração pelas árvores. A perspectiva é tão bela quanto esmagadora. Remete-nos para a humildade que o texto magnificamente sugere.

guidinha disse...

R.:

Nas sociedades modernas, o afastamento do indivíduo da comunhão com a natureza, criou mundos distintos ou antagónicos. No entanto, esse afastamento levou gerações a fantasiar sobre a "floresta". Exemplo disso são os contos infantis que povoam o imaginário na infância.

Uma árvore... apenas uma... tem a capacidade de nos remeter para um universo perdido, por vezes estranho (por que desconhecido), mas que não deixa de ser um "elogio à vida".

Anónimo disse...

"Cousas" .. como poderá o Homem viver sem conforto ? Que " cousas " nos levaram a destruir o que de mais belo existe ?!a Ganância ?! o Poder ?! o Egoismo ?!Espero que se aperfile um fim, espero que esse mesmo fim não seja, de todo, tão mau como a maior parte de nós possa pensar. Verde a essência da vida.. espero que de futuro, não sejam só recordações. Está lindo adorei !! Sentimentos de um pobre Aventureiro..